sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Dia de hoje


A minha geração nascida na década de 70 tem um trauma: energia nuclear. Se não bastasse "The Day after" e "Síndrome da China" na tv, afinal eram telefilmes mesmo, não acho que passaram no cinema, tivemos ainda Chernobyl. E nem o fato do kraftwerk ter cantado Chernobyl no The Mix de 1991 serviu pra salvar esse nome. Ainda é sinonimo de uma tragédia que assistimos diariamente no Jornal Nacional, com detalhes e cenas que ficaram tatuadas na memória.

Mesmo assim, "The Day After" deixou mais tatoos ainda. A bomba explodindo no fim da rodovia, o médico recebendo as vítimas, as baratas sobrevivendo à radiação. Um marca dos anos 80.

Por isso, Angra nunca foi pra mim significado de energia limpa. Eu pensava : "Essas pessoas não assistiram o filme, não viram do que esse energia é capaz?" Criança, eu nem sabia o que era energia limpa. Hoje discutimos isso amplamente. Por isso quero qualquer energia limpa, menos a nuclear.

A saber: as pousadas, o comércio, as pessoas na cidade ou nas ilhas, ninguém tem qualquer orientação, panfleto ou treinamento para sair de Angra dos Reis em caso de um vazamento ou explosão. Só depois que acontecer é que vamos discutir né.

http://www.adorocinema.com/filmes/sindrome-da-china/
http://www.adorocinema.com/filmes/dia-seguinte/

Nenhum comentário: