segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Para pais vegetarianas

"Não acreditem nessa bobagem de “leite fraco”. Leite fraco não existe. Quando a mãe não se alimenta bem, o corpo tira de si mesmo tudo o que é preciso para que a criança seja bem nutrida; tira gordura dos tecidos, proteína dos músculos, cálcio dos ossos e dentes e mantém o leite completo. A mãe tem de estar num nível muito alto de desnutrição para seu leite ficar “fraco”. "


"Não faça cara feia quando der comida ao seu bebê. Se ele achar que você não gosta, não vai querer comer. Não pense: coitadinho, tem de comer esse troço horrível e sem sal. O troço não é horrível e você é que acha insosso, não a criança, cujo único parâmetro de comparação é o leite (aliás, dulcíssimo; leite humano é muito mais doce que leite de vaca. Se duvida, prove.)

- Se a criança não quiser comer, não se preocupe. Pular uma refeição não mata ninguém. O bebê terá mais fome na refeição seguinte.

- Se a criança nunca quer comer com a mãe, talvez seja porque prefere mamar. Aí talvez o melhor seja outra pessoa dar a comida.

- É preciso estar calmo e com vontade de dar de comer à criança. A refeição tem de ser prazerosa tanto para o bebê quanto para você! Quando a gente está estressado, irritado ou com pressa, é melhor que outra pessoa alimente o bebê. Se não houver outra pessoa, tome um chazinho, respire fundo, pense que o neném merece o melhor de você e tente esquecer os problemas nesta hora. Uma pessoa tensa deixa o bebê tenso (eles são muito mais atentos e sensíveis do que a gente pensa) e quem está tenso não consegue comer direito."

Dra Beatriz Medina

Nenhum comentário: