sábado, 29 de setembro de 2007

Pedestre tem freio.

Enquanto o carro for um símbolo de estatus e vitória não resolveremos os problemas de trânsito e qualidade de vida em SP.

Todos os comerciais de carros pregam o quanto seremos mais felizes se comprarmos tal carro, O quanto seremos melhores se comprarmos tal carro, o quanto seremos amados por termos tal carro.

Odeio ver em filmes publicitários aqueles utilitários, beberrões de combustível, adentrando uma mata virgem ou sobre as águas de uma cachoeira intocada. Vi um que o motorista, sem rosto, ia acumulando fotos de lugares exóticos. Dentro do carro, ele parecia mesmo apenas estar passando pelo local, fazendo uma foto, e indo embora o mais rápido possível de preferência.

Toda nossa evolução para nos tornarmos motoristas de carros pessoais? Esse tal direito de pegar o carro e ir aonde quiser. Natureza ou cidade grande.

Ir como? Como trafegar livremente em SP?! Em qualquer horário, não tem mais horário de pico, todos são os horários de pico.

SP foi criada nos últimos 50 anos para o carro. Andar a pé e descobrir que não tem calçada adequada é uma das consequencias, e a atitude dos motoristas é outra. Se um carro vai entrar numa vaga, em porta de loja ou entrando na garagem do prédio, a preferência é sempre do automóvel.

Lembre-se, carro tem freio. Repita.

Cabe ao motorista dar passagem ao pedestre, mas o pedestre estava ali andando na calçada. É como se esse motorista não pudesse esperar ou freiar, como se no carro fosse inconcebível parar. O pedestre não, pode parar, afinal ele já está vindo tão de vagarinho mesmo. Ou a desculpa é que "vem vindo carro atrás". Mas, o carro atrás também tem freio. Afinal, carro tem freio.

Fazer trajetos a pé em SP é disputar espaço com os carros. Temos que dar prioridade para os carros, para que o trânsito flua, para que possamos chegar logo.

Até que todos fiquem presos num congestionamento para sempre.

Nenhum comentário: