segunda-feira, 24 de setembro de 2007

vegetarianos salvam o mundo

Meu filho é educado como vegetariano. E isso é uma solução pra mim, e um problema para todas as outras pessoas.

"E aí? Como manter o filho vegetariano se a vovó, a titia, a babá, a professora, a mãe do coleguinha todas acharão um absurdo uma criança cujos pais, cruéis ou desinformados, impedem que coma carne? Afinal, o fantástico/o jornal nacional/o globo repórter mostram um médico/nutricionista/professor que diz que criança TEM de comer carne, senão fica desnutrida, senão sofre danos no cérebro, nos órgãos!"

Está mais do que claro pra mim que todos os nutrientes e vitaminas estão numa alimentação saudável, e não uma alimentação com carne e industrializados.

Conversar e esclarecer uma ignorância geral é difícil, penoso...mas ainda sim saudável. Mesmo que meu filho no futuro se revolte e resolva comer carne.

"É preciso conversar com as pessoas próximas. É preciso deixar claro para elas como é importante a decisão que tomamos para nós e nossos filhos. Isso não tem receita. Cada um e cada relação que estabelecemos com cada um são diferentes. É por isso que precisamos ter segurança da decisão que tomamos, para passar esta segurança às pessoas que se relacionarão com os nossos filhos. Nem sempre será possível mandar ou conciliar. Na maioria dos casos, teremos de CONVENCER. E para convencer, é necessário estar convencido.E, se além de não dar carne ao seu filho, você ainda decidir não lhe dar açúcar refinado, balas, chocolates, danoninhos, biscoitinhos, quissucos, cocacolas e outras maravilhas da “alimentação” infantil, prepare-se, que o chumbo vai ser grosso."

A "alimentação infantil" é educação dada pelos pais. Se vc deu todas as papinhas com sal, não quer que ele se encha de coxinhas e salgadinhos? Se vc deu leite com nescau e açucar, quer de repente que ele passe a comer verduras, legumes e frutas? Seja atento e consciente sempre.

As verduras e os legumes tem sal, não precisam de sal refinado e industrializado. As frutas tem açucar, também não precisam de nenhum produto refinado.

Logo, acredito que nenhuma criança precisa de carne. Criança nenhuma precisa de carne e de açúcar refinado. Essas coisas não são alimento.

"Mas, de onde você tira suas proteínas? Esta pergunta parece ser, para aquele que a faz, o único argumento necessário para enfrentar o vegetarianismo. As pessoas em nossa sociedade parecem ser obsediadas por proteína, mesmo aquelas que sequer sabem definir o significado da palavra. No entanto, a proteína é um dos nutrientes mais fáceis de serem obtidos."

"Adotando-se hábitos alimentares inadequados, uma pessoa pode desenvolver uma deficiência de vitamina A, vitamina C, cálcio, mas é quase impossível desenvolver uma deficiência protéica em uma dieta caloricamente adequada.Devido à suficiência - ou abundância - de proteínas nos produtos de origem vegetal, o consumo de produtos de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) é totalmente desnecessário para suprir nossas necessidades protéicas. "

"O único produto de origem animal necessário à nutrição humana é o leite e este deve ser, obviamente, humano. Após o período de amamentação, como o próprio nome sugere, o leite deixa de ser necessário ao homem ou a qualquer outro mamífero. O leite materno, que vem fornecendo proteína aos humanos em fase de amamentação por milênios, fornece apenas 6% de suas calorias na forma de proteína, enquanto o leite de vaca fornece, exageradamente, 22% de suas calorias na forma de proteína."

"Não somente é a proteína vegetal suficiente, mas ela é também superior à proteína animal. A carne, por exemplo, seja ela qual for, é composta por proteína, gordura e algumas vitaminas e minerais. Ela não contém um grama sequer de carboidratos ou fibras. A busca por uma quantidade exagerada de proteína leva à adoção de cardápios que são também excessivamente ricos em gorduras e extremamente pobres em fibras e carboidratos complexos. Uma dieta rica em proteínas está diretamente ligada à perda de massa óssea (osteoporose) e o consumo excessivo de gorduras é o principal fator na ocorrência da obesidade e doenças cardiovasculares. Ao mesmo tempo, uma dieta pobre em fibras e carboidratos complexos implica na ocorrência dos mais variados problemas de saúde."

Criaram em nós o hábito da carne. Uma indústria voltada para fazermos mais churrascos. E a saúde? É pra isso que existe a indústria farmacêutica.

E pq vegetarianos salvam o mundo? O boi está diretamente ligado ao aquecimento global. Depois eu falo disso.

Usei aqui textos da Dra Beatriz Medina e do Dr George Guimarães. Tá tudo no guiavegano.com.br

Nenhum comentário: